Fotografia de Cassio A. Andrade
Depois do tour Brasil de 2008 pelo Sonora Brasil, o Madrigal sentiu a necessidade de continuar este trabalho de divulgação da música brasileira, especificamente agora com a música de VILLA-LOBOS.
Por ocasião do tour de 2008, a Embaixada do Brasil em Roma se interessou em levar o espetáculo para a Itália, com o objetivo de divulgar a música de coro “a cappella” de nosso maior compositor - VIlla-Lobos. Na ocasião, a própria embaixada nos sugeriu entrar em contato com outras embaixadas em diversos países, para aproveitar a oportunidade de estarmos já na Europa, e apresentarmos diversos outros concertos.
A partir dessa sugestão, começamos o contato com as principais embaixadas do Brasil na Europa e daí surgiu a possibilidade efetiva de realizarmos 11 concertos em 4 países: Espanha, Alemanha, Suécia e Holanda. As demais embaixadas que se interessaram não tiveram tempo hábil de organizar o evento em seu pais para 2010 e assim ficou a possibilidade de retorno em data futura.
Assim, como nosso foco é a MÚSICA BRASILEIRA DE CONCERTO PARA CORO “A CAPPELLA”, resolvemos nos dedicar nos próximos anos exclusivamente à divulgação da música brasileira e especificamente a música de Villa-Lobos, nosso principal compositor para a música de coro e de concerto. E este trabalho culminará com a gravação de 8 CD com a íntegra da obra do compositor para coro "a cappella".
Queremos que a música de Villa-Lobos e a música brasileira sejam conhecidas por todos, não só os brasileiros, mas também os amantes da música coral pelo planeta.
A música brasileira, como um todo, é rica em cores, efeitos e especialmente muita brasilidade, e é isso que queremos mostrar por onde passarmos.
A música popular brasileira, na voz de grandes compositores e cantores é muito divulgada e conhecida pelo mundo, mas a musica brasileira de concerto ainda não passou dos limites de sua escrita, mesmo aqui no Brasil, por este motivo que em 2008 realizamos 74 concertos em 100 dias, quando percorremos todo o nosso país de ponta a ponta cantando não só para as elites, mas também nos rincões do país, para crianças com concertos didáticos, e para o povo do interior do Brasil, para o povo do cerrado e das regiões mais longínquas, como o Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, entre todos os outros Estados do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário