HISTÓRICO DO MADRIGAL BRASIL

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
O Madrigal é formado por 16 cantores profissionais brasileiros da cidade de Curitiba e está sob a regência dos maestros Emanuel Martinez – titular, e Isaque Lacerda - associado. O Madrigal dedica-se à divulgação da música brasileira de todos os gêneros essencialmente a música brasileira de concerto para coro “a cappella”, com piano ou para pequenos grupos instrumentais. O Madrigal foi criado em 2008, como Madrigal Paidéia, depois de um convite do SESC NACIONAL para participar do projeto SONORA BRASIL, concretizando-se num tour nacional de 100 dias quando da apresentação de 74 concertos por todo o Brasil. A partir de 2010 o Madrigal empreenderá a gravação integral da obra de Villa-Lobos para coro "a cappella" e uma série de tours não só no Brasil, mas também no exterior, visando divulgar as obras para coro “a cappella” de Heitor Villa-Lobos, a música brasileira de todos os gêneros e a música de concerto dos principais compositores brasileiros.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

BEM VINDO AO MADRIGAL BRASIL

O MADRIGAL BRASIL, é um grupo vocal formado por 16 cantores profissionais e dedica-se basicamente à musica brasileira de concerto.

O Madrigal é fruto de uma proposta de parte de seus integrantes, visando difundir a obra dos compositores brasileiros no Brasil e no exterior, tendo em vista que a música erudita para coro "a cappella" é muito pouco conhecida no Brasil e menos ainda no exterior.
O Madrigal é formado por cantores de Curitiba - PR - Brasil, e que possuem o mesmo enfoque de preservar a música brasileira. Este grupo surgiu a partir da necessidade de continuar um trabalho realizado em 2008, quando um outro grupo vocal com as mesmas características realizou uma tournée nacional em 74 concertos destacando as obras do compositor VILLA-LOBOS, e que após a tournée deixou de existir. A vontade de continuar este trabalho fez surgir este grupo independente.
O ano de 2010, será um ano muito importante, porque iniciaremos nossos trabalhos de divulgação da música brasileira, não só no Brasil mas em todo o mundo.

Se desejar entrar em contato com o
MADRIGAL BRASIL, escreva para nós, através do e-mail: madrigalbrasil@gmail.com




JUSTIFICATIVA

A música brasileira de concerto para coro “a cappella” é muito pouco conhecida no exterior, e até no Brasil. Quando do Tour de 2008 por todo o Brasil (ainda como Madrigal Paideia) o Madrigal realizou em 100 dias 74 concertos consecutivos, assim o nome do grupo ficou em destaque.

Embaixadas brasileiras, com destaque para a Embaixada do Brasil em Roma, que se interessou em levar este concerto de música brasileira, especialmente a música de HEITOR VILLA-LOBOS, nosso maior compositor em todos os gêneros, estimulou-nos para levar este repertório às embaixadas brasileiras de outros países. Por este motivo, foram realizados outros contatos com embaixadas brasileiras no exterior e houve um maciço interesse por este trabalho,

A música brasileira possui enorme aceitação na Europa, especialmente a música de Villa-Lobos, nosso carro chefe, não só entre a população brasileira ali radicada mas também entre o povo europeu que é grande apreciador de nossa música.

Tomando este estímulo, há a necessidade de divulgar nossa música por todo o planeta, mostrando a grande importância de nossos compositores.

O Madrigal Brasil, escolheu este nome, justamente com o objetivo de identificar o tipo de repertório ao qual nos dedicamos. Apresentar música universal de coro “a cappella” que os europeus conhecem de sobejo não é nosso interesse, mas sim divulgar nossa música, que possui enorme qualidade e reconhecimento internacional, e dessa forma ampliar os horizontes no exterior, como um cartão de visita da música erudita de concerto e a música popular brasileira de qualidade.



REPERTÓRIO: TOUR EUROPA 2010
VILLA-LOBOS (1987-1959)


Ave Maria (1918) (S.C.T.B.)
Ave Maria (1938) (S.C.T.B.)
Ave Maria (1948) (S.Ms.C.T.Br.B.)
Bachianas Brasileiras No. 9 (S.Ms.C.T.Br.B.)
Balaio (S.C.T.B.)
Bazzum (T.T.Br.B)
Bendita Sabedoria (S.S.C.C.T.T.B.B.)
Choros No. 3 (T.T.B.B.)
Duas lendas ameríndias (S.S.C.C.T.T.B.B.)
Estrela é lua nova (S.C.T.B. solo: Ms e Br)
Fuga (S.C.T.B.)
Invocação em defesa da pátria (S.C.T.B. solo: S)
Jequibáu (S.Ms.C.T.Br.B. solo C e T)
Missa S. Sebastião (S.S.Ms.C.)
Na Bahia tem (T.T.B.B.)
O Canto do Pagé (S. MS. Ms.C)
Pater Noster (S.C.T.B.)
Preces sem palavras (S.C.T.B.)
Rosa Amarela (S.C.T.B.)
Trenzinho caipira (S.C.T.B.)

 
Sejam bem vindos.

EMANUEL MARTINEZ - Maestro Titular e Diretor Artístico
ISAQUE LACERDA - Maestro associado
MARINICE PFAU LENZ - Preparadora vocal
KEILA DIGIGOW - Pianista

Nenhum comentário:

Postar um comentário