HISTÓRICO DO MADRIGAL BRASIL

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
O Madrigal é formado por 16 cantores profissionais brasileiros da cidade de Curitiba e está sob a regência dos maestros Emanuel Martinez – titular, e Isaque Lacerda - associado. O Madrigal dedica-se à divulgação da música brasileira de todos os gêneros essencialmente a música brasileira de concerto para coro “a cappella”, com piano ou para pequenos grupos instrumentais. O Madrigal foi criado em 2008, como Madrigal Paidéia, depois de um convite do SESC NACIONAL para participar do projeto SONORA BRASIL, concretizando-se num tour nacional de 100 dias quando da apresentação de 74 concertos por todo o Brasil. A partir de 2010 o Madrigal empreenderá a gravação integral da obra de Villa-Lobos para coro "a cappella" e uma série de tours não só no Brasil, mas também no exterior, visando divulgar as obras para coro “a cappella” de Heitor Villa-Lobos, a música brasileira de todos os gêneros e a música de concerto dos principais compositores brasileiros.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PREVISÃO DO ROTEIRO DO TOUR 2010


Este é o nossa roteiro definitivo de concertos na Europa em 2010.




INTEGRANTES

As informações aqui apresentadas são de inteira responsabilidade de cada integrante do 
MADRIGAL BRASIL. 


____________________________________




MARIA FRANZISKA KOLLARZ
Soprano I
E-MAIL: mariafkollarz@yahoo.com.br



Soprano, iniciou seus estudos musicais aos 9 anos, cantando no coro da Catedral Metropolitana de Curitiba por dois anos. Durante o tempo de colégio também participou do coral da escola, tanto como integrante do grupo ou como solista. Aos 16 anos iniciou seus estudos de canto com o professor ucraino Lubo Maciuk na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde permaneceu até aos 21 anos.
Integrou vários grupos musicais, como o Madrigal Vocale sob a regência do Pe. Penalva, Coral do Teatro Guaíra, onde já participa hà 23 anos de óperas e obras coral sinfônicas e do coral Artecanto sob a regência de Elena Moreno, com quem participou de encontro internacional na Rússia em julho de 2011.
Em 2005 realizou recital de canto do Auditório Salvador de Ferrante no Teatro Guaíra e 2009 integrou o coral que acompanhou o cantor Andrea Bocelli nos concertos do Rio de Janeiro e S. Paulo.
Atualmente estuda canto com a professora Silvia Suss Marques.




HELEN TORMINA

Soprano I




Soprano lírico-leggero, é natural de Apucarana – PR. Em Curitiba, além da formação erudita, estudou no conservatório de MPB de Curitiba, onde recebeu orientação das professoras Suzie Franco (o Tal do Trio) e Ana Cascardo. 
Atualmente, é aluna do curso Bacharelado em Canto na EMBAP, sob a orientação da mezzosoprano Denise Sartori. 
Em seu primeiro ano de faculdade, desenvolveu trabalho camerístico participando do consort de música antiga da Embap, dirigido pelo Prof. Dr. Orlando Fraga. Em paralelo, participou do Programa de Iniciação Científica da Embap, onde pesquisou a função das vogais e consoantes do sistema fonético brasileiro na técnica vocal erudita, abordando bastante a fisiologia do aparelho vocal. 
É integrante do coro feminino Collegium Cantorum, dirigido por Helma Haller, onde o repertório voltado para a música de câmara é intensamente desenvolvido em diversas apresentações. 
Também participou de coros das óperas "Trial by Juri" de Arthur Sullivan (2006-2011) integrando o quinteto de bridemaids, "Monsier Chofleury - restera che lui le..." de Jaques Offenbach (2008), coro "Nova Philarmonia" na apresentação da ópera "Carmen" de Bizet (2009) e "The Mikado" de Arthur Sullivan (2011). 
Ao mais, tem participando de diversas oficinas e workshops, com os mais renomados professores como: Cyrene Paparotti (SP/França); Luciana Melamed (PR/ Austria); Neyde Thomas (PR), Isabele Sabrié (França), Marconi Araújo (SP), Prof. Dra. Silvia Pinho (fonoaudióloga- SP), Felipe Abreu (RJ) e Ana Cascardo (PR), o que têm acrescido muito à sua formação.



MARINICE PFAU LENZ
Soprano I & Preparadora Vocal
E-MAIL: pfaulenz@terra.com.br



Natural de Joinville/SC começou a sua trajetória na música no Coral Universitário de Joinville (hoje Coral da Univille). Foi membro ativo no período de 1984 a 1993 sob a regência de Luiz Fernando Melara, o qual a incentivou a estudar técnica vocal. Iniciou seus estudos com Maria Isilda Marques Rosa, na Escola de Música Villa – Lobos, Joinville/SC. Graduou-se no Curso Superior em Canto na Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP sob a orientação de Neyde Thomaz, em 1997. Cursou Pós Graduação em Performance em Música de Câmara em 1999 e Pós Graduação em Performance em Canto e Piano, ano 2004, ambas na EMBAP. 

Foi professora colaboradora do DECAN da EMBAP no período de 2001 a 2003. Participou do II World Voice Congress, São Paulo/SP, ano 1999. E durante o período de 2005 a 2011 foi aluna de vários cursos realizados pela INVOZ, Dra Silvia Pinho, São Paulo/SP. Dentro as apresentações e concertos podemos citar: Ópera a Flauta Mágica – W . A. Mozart, durante a XIV Oficina de Música de Curitiba, ano 1996; Ópera La Serva Padrona – G Pergolesi, Joinville/SC, ano 1998; Concurso Maria Callas, Jacarezinho/SP, ano 2001; III Concurso Internacional Bidu Sayão, Belém/PA, ano 2002; Ópera Gianni Schicchi – G Puccini, Teatro Guaíra, Curitiba/PR, ano 2005; e vários concertos realizados nas cidades de Joinville/SC, Blumenau/SC; Rio Negro/PR, Curittiba/PR.



VIRGÍNIA PIMENTEL
Soprano II & Assistente de preparadora vocal
E-MAIL: ginacpimentel@hotmail.com



Formada em Licenciatura em Música na EMBAP em 1990, participou do coral Collegium Cantorum, coral Champagnat PUC PR, integrante do projeto Sonora Brasil em 2002 e em 2008 (SESC Nacional BR). Atualmente atua como regente do Coral da Igreja Bom Jesus e Coral Soltando a Voz (servidores do Ministério da Fazenda), também como integrante é cantora do Madrigal Vocale de Curitiba e como preparadora vocal do Coral Santa Rita. Participou este ano do Projeto “Ópera Ilustrada” com as óperas: Suor Angélica, Viúva Alegre e Cosi Fan Tutti, com a professora Neyde Tomas, e com o coro Nova Philarmonia participou da Tournée brasileira do tenor Andréa Bocelli.



ANDRESSA MARQUES
Soprano II
E-MAIL: andreessamarquess@yahoo.com.br



Soprano lírico, iniciou seus estudos de canto lírico com o maestro Wolf Shaia, continuando com a mezzo soprano curitibana Denise Sartori e o tenor Ivo Lessa. Desenvolve repertório de soprano lírico com base na técnica da renomada soprano Neyde Thomas. 

Em 2005 cantou no Grupo Vocal Clave de Lua com repertório clássico e popular sob a regência do Maestro Luiz Fernando Melara. 2006, Ópera do Malandro e show Noel Rosa, pelo Conservatório de MPB de Curitiba, onde desenvolveu também o canto popular. 

Recital de Canto Lírico, em 2007, no Teatro do Centro Feminino de Cultura em Curitiba com o Pianista Raul Passos e direção do tenor Ivo Lessa. 2008 Série Ópera Ilustrada, sob a direção artística e vocal de Neyde Thomas. Coro e cena para Ópera Turandot, de Giácomo Puccini, bem como Ópera O Rapto do Serralho (Die Entführung aus dem Serail) de W.A. Mozart. 

Participou do VII Encontro de Cantores de Curitiba com o Recital de Música de Câmara cantando a ária antiga “Se tu m`ami se sospiri” de G.B. Pergolesi e da Opereta Die Fledermaus de J. Strauss, direção vocal de Neyde Thomas. Em A Bela e a Fera, como Bela, no Festival Disney apresentado no Espaço Cultural Capela Santa Maria em Curitiba. 

Em 2008, Concerto Lírico de Gala, Teatro Sesc da Esquina. Andressa Marques, Carolina Osternack e cantores convidados. Direção vocal de Neyde Thomas. Também Missa Choralis com o Coro Nova Philarmonia, regência maestro Emanuel Martinez. 

Em 2009, Ópera L´Eéfant et Les Sortileges, Teatro Positivo. Personagem La Chatt (a gata), direção vocal de Neyde Thomas. 

No mesmo ano, elenco da Ópera Carmen de Georges Bizet, Coro Nova Philarmonia pelo Teatro Guaíra em Curitiba, regência do maestro Alessandro Sangiorgi e Opereta Viúva Alegre, de Franz Lehár, Teatro Positivo, pequeno auditório, como personagem “Grisettes”. Direção vocal Neyde Thomas. 



VIVIAN SCHWANER
Soprano II
E-MAIL: vivianvoz@gmail.com

Cantora formada em Licenciatura em música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Participou de diversos festivais de música como Festival de Música de Londrina, Festival de Música de Itajaí e Oficina de Música de Curitiba, fazendo cursos com professores como Felipe Abreu, Suely Mesquita, Mônica Salmaso e Isabel Padovani. Atualmente estuda com Silvia Marques Suss. 

Cantou com o Coro Nova Philarmonia obras como Stabat Matter de Rossini, Nona Sinfonia de Beethoven e participou das ópera La Traviata de Verdi. Fez cursos de musicalização dos métodos Orff e Kodaly com Marli Batista Ávila e musicalização para bebês com Meire Martins e Zuleica Malucelli. Foi professora de musicalização e regente no coral infantil do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves. É regente também dos Coral SESI Unidade Boqueirão e Coral de meninos de Curitiba. 





SELMI BAIENSE LEITE SANTOS
Mezzo-soprano
E-MAIL: selmib.l.santos@gmail.com


Pianista, professora e cantora. Formada em piano pela Escola Nacional de Música (RJ) em 1988 e Licenciada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Curitiba PR em 2010.
Integrou como cantora o Madrigal Vocale (1993-1998) e o Coral Sinfônico do Paraná (1992-1995). Como professora de educação musical, trabalhou em diversas escolas é atualmente é professora do Colégio Positivo Jardim Ambiental.
Como pianista atuou e atua em diversos coros, tais como o coro da Caixa Econômica Federal, Coral Banestado e Coral da Polícia Civil do Paraná. 



SIMONE DOS SANTOS ABATI
Contralto
E-MAIL: simoneabati@pop.com.br


Formada pela FEMP - Faculdade de Educação Musical do Paraná no ano de 1984 no Curso de Licenciatura Plena em Música; Formada em 1982 no Curso de Danças Clássicas do Centro Cultural Teatro Guaíra; Possui formação a título de especialização e atualização em diversos Festivais de Música, Encontros e Oficinas de música. Como maestrina desenvolveu os seguintes trabalhos: de 1992 a 1994 no coro natalino das janelas do Banco Bamerindus; desde 1995 é a maestrina do Coral da APCEF-PR (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal); de 1997 a 2000 foi a maestrina do Coral do Colégio Decisivo; desde 1992 é maestrina do Coral Infanto-juvenil do Lar dos Meninos de São Luís; de 1987 a 1995 dos Corais do Colégio Estadual do Paraná – juvenil e adulto; de 1995 a 2008 foi regente do coral Infantil do Colégio Madalena Sofia; de 2005 a 2008 foi a regente do Coral da Faculdade Radial de Curitiba; desde 1998 é a regente assistente do coral UNIMED CURITIBA; de 1995 até o presente é a regente do coral da Polícia Civil do Paraná; de 1990 a 1992 foi a regente assistente do coral Itálico; como cantora, de 1990 a 2004, foi integrante do MADRIGAL VOCALE sob a Regência do Maestro Pe. José Penalva. Como professora de Musicalização Infantil atuou de 1987 a 1996 no Colégio Martinus e no curso de Magistério no Centro de Artes Guido Viaro no ano de 1996. Integrante do Madrigal Paidéia, pertencente à Escola de Música Paidéia, realizando em 2008, uma turnê em 75 cidades de todas as regiões do Brasil, com repertório do compositor Heitor Villa-Lobos, sob a regência do Maestro Emanuel Martinez. 




LIA OLYMPÍA KOGIARIDIS DE SOUZA
Contralto
E-MAIL: lia.kogiaridis@yahoo.com.br

Possui graduação em Licenciatura em Música e Superior de Instrumento pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1986). Pós-graduada em Regência de Coro pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2009). Atuando há vinte e cinco anos como pianista, compositora, arranjadora, cantora e regente de coros em grupos amadores e profissionais. Em 2008 integrou o Madrigal Paidéia em uma tourné nacional totalizando 75 concertos para as mais diferentes plateias. Coordenou o Projeto de Canto Coral desenvolvido pelo Departamento de Extensão da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, em 2009 - 2010, com o objetivo de difundir o canto coral para comunidades; O primeiro Município recebedor do Projeto foi São José dos Pinhais, através da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude - SECJ. Atualmente integra o Madrigal Brasil e o Madrigal Vocale em Curitiba.


ELIZABETH KOZAK HEEREN
Contralto
E-MAIL: ekozakheeren@gmail.com




ANDREY LUCIANO
Tenor I
E-MAIL: andreyluciano@gmail.com

Atuando há vinte e um anos em Corais e Grupos Amadores e Profissionais. Participou dos grupos: ACAC – Associação Coral Adventista de Curitiba, no Grupo Vivacce, Grupo Amigos, Grupo Voccallis, Quarteto Voccallis e Central do Louvor, tendo como regentes Dalton Abreu (ACAC e Vivacce), Eliane Hess (Amigos), Regiane Kafler (Voccallis), Thierry Prates (Central do Louvor), todos os grupos e regentes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Central de Curitiba. Como profissional, atua no Coral Nova Philarmonia (antigo Coral do Teatro Guaíra), sob a regência do maestro Emanuel Martinez desde 1993. Atuou também no Vocal Brasileirão do Conservatório de MPB de Curitiba de 2000 a 2005 sob a regência do maestro Marcos Leite (2000/ 2003) e Reginaldo Nascimento (2003/ 2005) e no Madrigal Paidéia de Junho à Dezembro/ 2008 sob regência do maestro Emanuel Martinez no Projeto Sonora Brasil do SESC Nacional. Estudou teoria musical com o Maestro Dalton Abreu e teve introdução ao piano e canto com o Prof. Clênio Abreu. Participou das Oficinas de Canto Erudito e Popular com os Professores Marcos Tadeu e Mônica Salmaz.



ANANIAS DE SOUZA NETO
Tenor I
E-MAIL: netto.martinsvox@hotmail.com

Teve seu primeiro contato com música ainda muito cedo, aos 3 (três) anos de idade, autodidata, tocando piano por si só após voltar do ensaio do coro da sua igreja. Aos cinco, começou a se aventurar também na arte do canto. Atua como cantor e pianista de sua igreja desde os seus 10 (dez) anos e tornou-se pianista e regente do coro aos 18 (dezoito) anos até os dias atuais.
Fez aula de piano popular com a professora Abigail Silva no Conservatório de MPB de Curitiba e piano e canto erudito com o professor Carlos Branco; cursa Licenciatura em Música na Faculdade de Artes do Paraná (FAP) integrando vários grupos vocais dentro da instituição. Desde 2008 é componente do coro Nova Philarmonia, com o qual participou de várias óperas e concertos sob a orientação vocal de Pedro Gória e Neyde Thomas, participou também, juntamente com o coro, dos concertos do tenor italiano Andrea Bocelli em 2009 (São Paulo e Rio de Janeiro).
Atualmente, aos 25 anos de idade, além de integrar vários coros, dá aula de piano e canto popular e erudito, faz composições e arranjos, e atua como pianista-estagiário no Coro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), executando obras como “Glória” de Vivaldi e “A Criação” de Haydn.



DAVID PEREIRA XAVIER LEAL
Tenor II
E-MAIL: davidpxleal@gmail.com

Natural de Niteroi-RJ, foi autodidata em música desde criança. Estudou canto com a professora Maria Eunice Gomes. Freqüentou as oficinas de Canto Coral da Fundação Calouste Gulbenkian no Rio de Janeiro, quando passou a ensaiar e dirigir diversos córos na cidade do Rio de Janeiro e Niteroi. Em 1992 freqüentou a Oficina de Música de Curitiba na classe da professora Neyde Thomas. Desde 1998 passou a residir em Curitiba e desde então atuou como regente dos corais da Primeira Igreja Independente de Curitiba, Igreja Congregacional Evangélica do Ahú. Participou das edições de 2003, 2008 e 2009 do Projeto Ópera Ilustrada da Prefeitura Municipal de Curitiba. Em 2007 integrou o coro NOVAPHILARMONIA sob a regência do maestro Emanuel Martinez, com quem participou em 2008 do Projeto Sonora Brasil patrocinado pelo SESC Nacional, que levou a música de Villa-Lobos através do país, num total de 74 concertos. Atualmente participa do Madrigal Diversi sob a regência da maestrina Elena Moukhorkina Moreno. É preparador vocal do coral da Igreja do Bom Jesus dos Perdões e regente do coro da Igreja Presbiteriana do Guabirotuba.



MARCO ROSSONI
Tenor II
E-MAIL: mrossonif@yahoo.com.br


Natural de Caçador, SC. Morou vários anos em Palmas, PR, onde fez cursos de canto e regência com vários maestros da Liga de Corais do Alto Uruguai e participou dos corais Municipal e da Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas. Fundou e dirigiu, por oito anos, o Grupo Harmonia, de quatro vozes, cantando em formaturas, casamentos, missas e outras apresentações festivas. Atualmente também integra os Corais da Caixa Econômica e da Polícia Civil. 



HENRIQUE VALENCIO
Barítono
E-MAIL: bambaixo@hotmail.com



Natural de São Paulo – SP. Desde os 9 anos de idade já cantava no meio gospel. Com a professora Dilza Garcia, estudou piano, percepção musical e canto no conservatório ACART (SP). Cantou em vários grupos dentre eles: Grupo Uniart (Universidade Santamarense de Educação e Cultura - UNISA), Grupo Centelha e Grupo Vereda (BH), Quarteto do IPAE (Instituto Petropolitano Adventista de Ensino - RJ), Grupo Black Singers (“a cappella” de música afro-americana – SP). 
Realizou vários trabalhos comerciais como backing vocal e Jingles. Recentemente participou do coro Nova Philarmonia sob a regência do Maestro Emanuel Martinez como coralista nas seguintes obras: Rigoletto (Giuseppe Verdi), Don Giovanni (Mozart), Nona Sinfonia (Beethoven), Stabater Mater sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi. 
Participou em 2008 de uma tournée em diversas cidades brasileiras somando 74 concertos do Projeto Sonora Brasil patrocinado pelo SESC Nacional com o Madrigal Paidéia sob a regência do Maestro Emanuel Martinez apresentando obras do compositor Heitor Villa-Lobos. Em abril desse ano participou da tournée com o cantor Andrea Bocelli com o coro Nova Philarmonia, sob a regência do maestro Emanuel Martinez. Atualmente está gravando seu CD solo intitulado “Restaura-me”.




LEANDRO XISCATTI
Barítono
E-MAIL: leandroxiscatti@hotmail.com



Barítono e Trompetista. Aluno do ultimo ano do curso de Gestão de infra estrutura em TI na Faculdade OPET e aluno de trompete na Escola de Musica e Belas Artes do Paraná.
Iniciou seu aprendizado musical aos 6 anos de idade com aulas particulares de flauta doce e participando de corais infantis na igreja Adventista do 7º dia, onde participou na gravações de CDs. Foi aluno de trompete dos Professor Dalton Scheidt. Como aluno das Oficinas de Música de Curitiba, estudou trompete com Pierre Dutot da França (2010) e António Quítalo de Portugal (2011).
Em 1997 integra o Coro Nova Filarmonia onde participou de diversas obras e em 2004 integra o projeto da Orquestra Adventista de Curitiba. 
Atualmente participa da Orquestra de Câmara Adventista, do Grupo de Metais Adventista, da Orquestra de Sopros da Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, do Grupo Vocal Gogó à Brasileira e do Grupo Vocal Cobras e Lagartos.



RODOLPHO LUIZ VIEIRA
Baixo
E-MAIL: rodolphovieira@bol.com.br



Natural de Londrina – Pr., iniciou no mundo da música estudando Teoria e Técnica vocal no Conservatório de música Santa Cecília, e piano com a professora Lilian Grossi e na eqüência estudou Flauta Transversal no Conservatório de Música Mãe de Deus com o professor Norton Morozowisk e Zelia Brandão, aulas de regência de Orquestra com o professor Roberto Ricardo Duarte (Curitiba 1987), composição e regência com Hans-Joachim Koellreutter (Londrina 1980), Musica Barroca – Elder Parente (Londrina 1981).
Técnica Vocal e Regência de Coral com Othonio Benvenutto Fundação Universidade Estadual de Londrina.
Participou como cantor do Coral da Uel dos Concursos Nacionais de Coros – Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro 1987 1989 ( Segundo lugar nacional) Regente do Coro Perfect Libert (Instituição de Londrina), participando com sua equipe de duas edições de Concurso Nacional de Coros daquela Instituição (Arujá São Paulo em 1980/1981). 
Cantor e ensaiador do Coral de Curitiba 1983 1986 – Tournée Chile e Argentina 1986 - Atua em vários grupos musicais da Capital Curitiba e em especial do Coro Novaphilarmonia , e integra a Associação Coral Sinfônico do Paraná em produções junto ao Teatro Guaíra desde o ano de 1990 tendo em seu currículum a participação em inúmeras Óperas, Concertos, Cantatas e eventos artísticos dos Estados do Sul do Brasil. 
Membro do clube de leitura dramática interpretativa com apresentações em Teatros da Capital ( Teatro da Caixa – Teatro HSBC – Teatro Universitário de Curitiba). 
Como integrante de coros (naipe de baixos) contribui com seu talento cantando em projetos da FCC – (Ópera ilustrada) e em apoio a produções das ilustres professoras e produtoras Neyde Thomas e Denise Sartory , Maestro Emanuel Martinez e junto a Cia. Brasileira de Ópera (São Paulo/Curitiba – Barbeiro de Sevilha), Polyfonia Khorus (Florianópolis-SC La Traviatta) Collegium Cantu (São Paulo-Sp – Missa Segundo São Matheus) – Tournée Andrea Bocelli (São Paulo - Rio de Janeiro 1998) Concertos de Natal da Universidade Positivo (2009 2010) e em várias produções regionais de caráter lírico e de música popular brasileira. 
Regente do Coral Lua Ámem ( Igreja da família na comunidade Tanguá) integrante do Vocal Minuto do Canto, com apresentação de músicas de compositores Paranaenses.



HUDSON VIANA PEREIRA
Baixo
E-MAIL: hudsonvp@hotmail.com

Começou sua vida musical aos 15 anos cantando em vários corais de igreja nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e finalmente em Curitiba onde foi aluno do curso de música promovido pela Primeira Igreja Batista de Curitiba no ano de 1980. 

Em 1984 tornou-se membro efetivo do Madrigal Vocale sob regência do Maestro e Compositor Padre José de Almeida Penalva. Este grupo acumulou vasto repertório de música antiga, música brasileira erudita, oratórios, cantatas e missas de Léo Hans Hassller, William Byrd, Giovanni Palestrina, Osvaldo Lacerda e o oratório “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse¨do Padre Penalva. Em 1987 o Madrigal apresentou a missa Pappae Marcelle em São Paulo com grande repercussão nos meios musicais, Em 1989 se apresentou em Goiânia, no Rio de Janeiro e em Blumenau com o Messias de Haendel. Em 1991 e 1994 apresentaram a Missa da Coroação de Mozart com a Orquestra de Câmara de Blumenau sob a regência de Nórton Morozowizc. Em 1996 foi apresentado o Réquiem de Mozart regido pelo Maestro alemão Christian Hoppner com a Camerata Antiqua de Curitiba. 
O Madrigal tem 3 CD´s gravados: “Motetos e Madrigais”, de1999, ”Vocale canta Penalva” e “Vocale cantaIruarrizaga”, de 2003. Em 2002 participou do Projeto Sonora Brasil do SESC com o “Octeto Madrigal” em “Sínteses” que se apresentou em 39 cidades com musica coral brasileira. 
Em 2008 junto com o Madrigal Paidéia e regência do Maestro Emanuel Martinez, integrando o Projeto Sonora Brasil do SESC foram feitas 74 apresentações em cidades de todo o Brasil com repertório dedicado exclusivamente a Villa -Lobos. Ao longo dos últimos anos participou de vários festivais e oficinas de música em Cascavel, Londrina e Curitiba.



LUIZ XISCATTI
Baixo
E-MAIL: luiz.xiscatti@gmail.com


Natural de Sto.Cristo-RS, desde jovem participa de grupos vocais e de música, tocando violão popular em que teve iniciação musical. Participou de diversos grupos masculinos, mistos e corais de canto popular, sacro e erudito, onde se destacam o Grupo Shalom, sob a regência dos maestros Turíbio de Burgo e Paulo Torres, o Coral Adventista de Curitiba e o Madrigal Ad’Music sob a Regência de Emanuel Martinez, os quais participaram dos Festivais Internacionais de Coros realizados em Curitiba e em Porto Alegre, Grupo Amigos, Grupo Revive e Grupo Angellus. Atualmente também participa da Orquestra Adventista de Curitiba como clarinetista se dedicando à execução do Clarone Baixo, sob a regência do Maestro Leonardo Santos. 



KEILA CRISTIANE DIGIGOW
Pianista
E-MAIL: digigova@yahoo.com.br


Formada no curso Superior de Piano e Pós-Graduada em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Foi aluna da professora Leilah Paiva e Ana Maria Portes. Participou de Máster Classes de piano com os pianistas Felipe Valério (Alemanha), Roberto Domingos (Alemanha), Olga Kium (Rússia), Sérgio André (PR), Heitor Alimonda (RJ), Luis Senise (RJ), Lucy Ferreira (SP), Mark Boove (USA), Mark Hayes (USA). Em 2003 e 2005 realizou cursos de Musicalização Infantil na Oficina de Música de Curitiba com a professora Elmarina Samways (Espanha) e 2000 e 2002 curso de piano no mesmo festival.

Foi professora de musicalização infantil no Colégio Positivo (2004 a 2005) e no Centro Infantil Pré-Escolar Evangelium (2002 a 2005). Atuou como pianista titular do Coral Universitário da Faculdade Evangélica do Paraná (2004) realizando diversos concertos na própria instituição; pianista acompanhadora do Coral Infantil Santa Quitéria da Fundação Cultural de Curitiba (2001 e 2002) se apresentando em empresas como: Siemens, New Rolland, Electrolux. Atuou como professora de piano, musicalização infantil e teoria musical na Escola de Música Arte Musical (2002 e 2003); pela Escola de Música Paidéia (2006).

Atualmente é pianista ensaiadora do Coral Nova Philarmonia do Teatro Guaíra desde 2005, professora de piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, professora de piano no Centro de Formação Musical Laudate desde 2004 e professora particular de música. 



EMANUEL MARTINEZ
Maestro titular
E-MAIL: martinezemanuel2@gmail.com

Como maestro convidado vem atuado à frente de diversos coros e orquestras tanto no Brasil como no exterior, destacando a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Londrina, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Estado de SP, Orquestra Sinfônica do Festival de Campos do Jordão, Orquestra Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Festival de Música de SC, além de outras atuações na França, Portugal, Espanha e Japão. 

Paralelamente à atividade de maestro, desenvolve atividades didáticas como professor de regência. É autor de nove livros. Seu trabalho vem sendo reconhecido pela crítica especializada em todo o país e como maestro no Teatro Guaíra, foi homenageado pela Câmara dos Vereadores de Curitiba (1987 e 1996), Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (1991), e pelo Exército Brasileiro (1992), além de ser indicado para receber, a nível nacional pelo Ministério da Cultura do Brasil, o prêmio de "MELHOR DO ANO de 1995", na qualidade de maestro de coro.

Dentro das atuações profissionais mais recentes está o concerto de encerramento da XXIV Oficina de Música de Curitiba (2006); o concerto com a Orquestra de Cordas e a ópera King Arthur de Purcell, ambos dentro da XXV Oficina de Música de Curitiba (2007); participação do concurso internacional para o cargo de maestro assistente da Orquestra Sinfônica UNINORTE em Assunción - Paraguay sendo aprovado para a função (fevereiro de 2008); tournée nacional de 100 dias com a realização de 74 concertos dentro do projeto SONORA BRASIL do SESC Nacional com o Madrigal Paidéia (hoje Madrigal Brasil) com obras para coro “a cappella” de Heitor Villa-Lobos, resultando na gravação de DVD (2008); acompanhou o cantor Andrea Bocelli na tournée brasileira com o coro NOVAPHILARMONIA (hoje Coral Sinfônico do Paraná) (2009); tournée com a Orquestra de Câmara de S. Bento do Sul no Estado de SC (2009); concerto com a Camerata Positivo a convite da Universidade Positivo uma homenagem ao cantor lírico Rio Novello (2010). A partir de 2011 realiza projeto do Madrigal Brasil com a gravação integral, tournée nacional e internacional das obras para coro “a cappella” de Villa-Lobos. 



ISAQUE LACERDA
Maestro Assistente
E-MAIL: isaquelacerda@yahoo.com.br
 

Frequentou o curso Intermediário de instrumento (clarinete) da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Formado ao final do ano de 2004, no Curso Superior de COMPOSIÇÃO E REGÊNCIA da mesma instituição, onde foi aluno do maestro Emanuel Martinez. Participou como maestro interno do projeto de ópera studio, (2002 e 2003), promovido pela Fundação Cultural de Curitiba sob a direção de Neyde Thomas. Foi o principal regente da temporada 2004 de concertos da ORQUESTRA FILARMÔNICA JUVENIL DA UFPR. 

Tem participado de diversos cursos de aprimoramento e aperfeiçoamento profissional, tais como Curso de Regência de Orquestra da Oficina de Música de Curitiba e Curso de Regência Orquestral do Festival de Música de Ouro Branco – MG (com o maestro português Osvaldo Ferreira), Master Class Internacional da OSB (com Kurt Masur - 2007). Freqüentou ao longo dos últimos anos, aulas particulares ministradas pelo maestro Alessandro Sangiorgi. 

Desde 2005 é o maestro assistente do Coro NOVAPHILARMONIA, tendo participado da montagem de todas as obras realizadas desde então. Em 2010/2011 regeu a Orquestra Sinfônica da Cidade de Ponta Grossa na condição de maestro convidado, assim como também atuou como professor de matérias teóricas no Conservatório Municipal Maestro Paulino, do mesmo município.

BEM VINDO AO MADRIGAL BRASIL

O MADRIGAL BRASIL, é um grupo vocal formado por 16 cantores profissionais e dedica-se basicamente à musica brasileira de concerto.

O Madrigal é fruto de uma proposta de parte de seus integrantes, visando difundir a obra dos compositores brasileiros no Brasil e no exterior, tendo em vista que a música erudita para coro "a cappella" é muito pouco conhecida no Brasil e menos ainda no exterior.
O Madrigal é formado por cantores de Curitiba - PR - Brasil, e que possuem o mesmo enfoque de preservar a música brasileira. Este grupo surgiu a partir da necessidade de continuar um trabalho realizado em 2008, quando um outro grupo vocal com as mesmas características realizou uma tournée nacional em 74 concertos destacando as obras do compositor VILLA-LOBOS, e que após a tournée deixou de existir. A vontade de continuar este trabalho fez surgir este grupo independente.
O ano de 2010, será um ano muito importante, porque iniciaremos nossos trabalhos de divulgação da música brasileira, não só no Brasil mas em todo o mundo.

Se desejar entrar em contato com o
MADRIGAL BRASIL, escreva para nós, através do e-mail: madrigalbrasil@gmail.com




JUSTIFICATIVA

A música brasileira de concerto para coro “a cappella” é muito pouco conhecida no exterior, e até no Brasil. Quando do Tour de 2008 por todo o Brasil (ainda como Madrigal Paideia) o Madrigal realizou em 100 dias 74 concertos consecutivos, assim o nome do grupo ficou em destaque.

Embaixadas brasileiras, com destaque para a Embaixada do Brasil em Roma, que se interessou em levar este concerto de música brasileira, especialmente a música de HEITOR VILLA-LOBOS, nosso maior compositor em todos os gêneros, estimulou-nos para levar este repertório às embaixadas brasileiras de outros países. Por este motivo, foram realizados outros contatos com embaixadas brasileiras no exterior e houve um maciço interesse por este trabalho,

A música brasileira possui enorme aceitação na Europa, especialmente a música de Villa-Lobos, nosso carro chefe, não só entre a população brasileira ali radicada mas também entre o povo europeu que é grande apreciador de nossa música.

Tomando este estímulo, há a necessidade de divulgar nossa música por todo o planeta, mostrando a grande importância de nossos compositores.

O Madrigal Brasil, escolheu este nome, justamente com o objetivo de identificar o tipo de repertório ao qual nos dedicamos. Apresentar música universal de coro “a cappella” que os europeus conhecem de sobejo não é nosso interesse, mas sim divulgar nossa música, que possui enorme qualidade e reconhecimento internacional, e dessa forma ampliar os horizontes no exterior, como um cartão de visita da música erudita de concerto e a música popular brasileira de qualidade.



REPERTÓRIO: TOUR EUROPA 2010
VILLA-LOBOS (1987-1959)


Ave Maria (1918) (S.C.T.B.)
Ave Maria (1938) (S.C.T.B.)
Ave Maria (1948) (S.Ms.C.T.Br.B.)
Bachianas Brasileiras No. 9 (S.Ms.C.T.Br.B.)
Balaio (S.C.T.B.)
Bazzum (T.T.Br.B)
Bendita Sabedoria (S.S.C.C.T.T.B.B.)
Choros No. 3 (T.T.B.B.)
Duas lendas ameríndias (S.S.C.C.T.T.B.B.)
Estrela é lua nova (S.C.T.B. solo: Ms e Br)
Fuga (S.C.T.B.)
Invocação em defesa da pátria (S.C.T.B. solo: S)
Jequibáu (S.Ms.C.T.Br.B. solo C e T)
Missa S. Sebastião (S.S.Ms.C.)
Na Bahia tem (T.T.B.B.)
O Canto do Pagé (S. MS. Ms.C)
Pater Noster (S.C.T.B.)
Preces sem palavras (S.C.T.B.)
Rosa Amarela (S.C.T.B.)
Trenzinho caipira (S.C.T.B.)

 
Sejam bem vindos.

EMANUEL MARTINEZ - Maestro Titular e Diretor Artístico
ISAQUE LACERDA - Maestro associado
MARINICE PFAU LENZ - Preparadora vocal
KEILA DIGIGOW - Pianista